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Nossa História

Apresentação sem título

HISTÓRIA DA IOBE (Uma visão geral)

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos pregaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram”

(Carta aos Hebreus 13:7-9)

Nossa origem, como Igreja, encontra-se no dia de Pentecostes (Cf. Atos 2)! Nascemos no Cenáculo de Jerusalém, e dali, fomos nos espalhando como sementes de um novo Pentecostes, conforme nos havia pedido o Bom Pastor, Jesus Cristo, Único Chefe da Igreja!

O Espírito de Deus, que guiou nossa Igreja até nossos dias, e a levará à Glória, como Esposa Bela e sem mancha, continua Vivo e Atuante, como Pessoa Amor! O Espírito Santo é O Condutor, A Alma e O Segredo da Santa Igreja, por isso, atualmente falamos, entre nós, desta “Governança do Espírito”! 

Jamais esqueceremos que a Santa Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Ortodoxa, nascida no Oriente, como Seu Fundador e Cabeça, sempre foi uma Comunhão de Igrejas particulares, uma verdadeira Comunidade de comunidades, Epifania da Santíssima Trindade.

A Igreja Primitiva perseverou na “doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2:42), e aos poucos, foi formada pelo que nossos pais na fé chamaram de ‘Pentarquia’, ou seja, cinco sés apostólicas, governadas por um ‘epíscopo’, quase sempre um apóstolo: Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Roma e Constantinopla.







Nossa sucessão apostólica está na Sede de Constantinopla, chamada outrora de “Nova Roma”, atual Túrquia, que foi a Sede do Império Bizantino de 330 até 1453. Ali, bebemos da Sucessão Apostólica do Apóstolo Santo André, o primeiro dos apóstolos chamado por Jesus (Cf. Mateus 4: 18-22). 

No trabalho do Padre Eliakin, podemos ver toda esta trajetória de mais de 2000 anos de Cristianismo Ortodoxo até chegarmos aos nossos dias:

- Dos Bispos de Bizâncio e Arcebispos de Constantinopla (A começar do Apóstolo Santo André) até o ano de 458, temos 45 Bispos!

- Após o Concílio de Calcedônia, temos os Patriarcas de Constantinopla (agora, Sede do Patriarcado Ecumênico), que somam 41 até Fócio, O Grande (858-867).

- Depois temos os Metropolitas e Patriarcas de Kiev e da Rússia, que somam, a partir de Miguel I (988-991), mais 39;

- Com os Metropolitas de Moscou e Toda Rússia (a partir, de Teodósio), temos mais 16;

- Do Primeiro Período Patriarcal (1589-1721), começar por Jó (último metropolita e I Patriarca de Moscou), temos mais 36 (até São Platão, morto em 1934). 

         - Até São Tikon Bellavin (1917-1925), que é o nosso período mais recente, tínhamos 178 sucessores de Santo André!

- Se consideramos nossa Igreja como “Ukaziana”, a partir, de 1920, passando por São Tikhon (†1925), Santo Aftimios († 1966) , São Wolodomir I (†1972), Uladislau I (†1978), Viktor Busà († 2013) e Santo Athanasios I (†2018), nosso Arquieparca Geral, Dom Iakovos é, na nossa jurisdição, é o 185° na linha sucessória de Santo André apóstolo!  

Essa história de amor foi confirmada, professada, defendida e vivida pelos Padres da Igrejas que nós chamamos carinhosamente de “Nossos Santos Pais”. De Inácio à Policarpo, de Basílio à João Crisóstomo, de Cirilo à Atanásio, de João Damasceno à Simeão, o Novo Teólogo, somos gratos!

Após a Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, a Ortodoxia encontra nos Sete Concílios da História da Igreja a máxima autoridade! Neles estão as direções da Igreja para todos os cristãos batizados, clérigos ou leigos, em todo tempo e lugar.

No Século IX, após o corajoso dinamismo dos santos irmãos Cirilo e Metódio, missionários do Patriarcado de Constantinopla, que evangelizaram os povos eslavos, os sérvios, búlgaros, russos e outros povos eslavos conheceram a Santa Ortodoxia.

O sangue de infinidade de mártires entre o século XIX e XX faria que o Espírito de Deus espalhasse a Ortodoxia pelas Américas. A Revolução de 1917 dissolveu o Patriarcado da Rússia, iniciando uma feroz perseguição à Igreja Ortodoxa!

(São Tikhon Bellavin: 1865-1925: Nosso pai na América!)

 

Nossa Jurisdição deriva do Metropolita Panteleimon de Minsk e dos sacerdotes que se exilaram nos Estados Unidos depois de 1945. Nossa sucessão apostólica provém de São Thikon Bellavin de Moscou até chegar ao nosso primeiro Patriarca autônomo bielorrusso nos Estados Unidos em 1970, Uladislau I°, fundador do Patriarcado Americano (AWP).

 

Dom Teofano, em uma aula no ano de 2023, para os estudantes do Ateneu Patriarcal São Marcos, Brasil, nos propôs um caminho em três etapas para entender o nascimento da nossa Igreja. Em síntese, eis a proposta do nosso amado vladika:

I Etapa (1917-1925): Da Revolução Russa à morte de São Tikhon, nasce a Igreja Ortodoxa na América;

II Etapa (1925-1943): Do Nascimento de Igrejas no Exílio ao nascimento da heresia sergianista;

III Etapa (1943-1966): Do Nascimento da AOCC (Sua Santidade Wolodymir) até a chegada de Uladislau aos EUA, e o nascimento da IOBE, que se dará no dia 1° de Janeiro de 1966, através de bispos e sacerdotes russos e ucranianos, em vista de uma Ortodoxia americana.



Recordemos um pouco da história dos nossos últimos Pais na fé:

 

Dom Uladislau (Ryzi Ryski) (1925-1978; Bielorrússia):

Nosso Primeiro Patriarca

 

Em 20 de Setembro de 1965, o sacerdote bielorusso Ryzy Riski (1925- 1978), forçado ao exílio pelo comunismo e pela guerra, foi consagrado Bispo por Dom Walter Myron Profeta (Wolodymir I/ 1912-1972). Dom Riski, após a morte do Bispo Myron, para atender os exilados na América, juntamente com o Sínodo, instituiu o Patriarcado Bielorusso da Diáspora e foi eleito nosso primeiro Patriarca com o nome de Uladyslau I°. 

Nosso primeiro Patriarca foi também o fundador da “American World Patriarchs” (AWP) no ano de 1967 nos EUA, como falamos acima.

(Funeral do nosso 1° Patriarca: 1° de Março de 1978, USA)

Desde de 1979, a Santa Igreja Ortodoxa Eslava Bielorussa foi estabelecida na Itália, Finlândia, Canadá, França, Polônia e na América Latina. 

Após anos de trabalho, sobretudo em Nova York, já doente terminal, o Santo Sínodo, antes da morte do nosso primeiro patriarca elege Dom Vittorio Giovanni Maria Busa (1941-2013), como seu sucessor e I° Patriarca ecumênico dos Eslavos.

(Eusebio Santo Pace: Exarca da Europa e AL da AOCC. Consagra Dom Chrisostomo, que consagra Dom Athanasios. Em 1988, Eusebio entrega a Dom Athanasios a AOCC na América do Sul) 

 

Dom Viktor Ivan (1941- 2013; Itália):

Nosso Segundo Patriarca

 

Após a morte de nosso segundo Patriarca, Deus desejou encontrar seu sucessor em nossas terras brasileiras...

Dom Athanasios (1948-2018), nosso terceiro patriarca, de saudosa memória, se destacou por ser um homem piedoso e culto, que dinamizou o trabalho de seus antecessores, sobretudo, pelo seu dinamismo evangelizador e por ter obtido o reconhecimento oficial da Santa Igreja Ortodoxa Eslava diante das outras igrejas irmãs e organismos ortodoxos no mundo católico ortodoxo e por restabelecer as comunidades ortodoxas estabelecidas na Bielorussa na era pós-soviética.  O Santo Sínodo deste ano do Senhor, 2024, após ter sido formada a Comissão para sua glorificação, o glorificou. Hoje, o reconhecemos como Santo Athanasios! 

 

 

Dom Athanasios (1948-2018; Brasil): Nosso Terceiro Patriarca

A História da nossa Igreja está fortemente conectada com a Igreja Católica Ortodoxa Americana (AOCC), uma das primeiras tentativas de criar uma Igreja Ortodoxa Americana. Nossas raízes mais atuais estão também na crise do Patriaracado Russo, durante a revolução bolchevique, e sua consequência imediata: A falta de comunicação entre uma hierarquia e suas várias comunidades espalhadas pelo mundo.

Dois pastores são fundamentais para nós neste tempo: Pofirio Teodorovich Rozhdestvensky (Metropolita Platão) provindo da Ucrânia, que começa a pensar em uma Igreja Autocéfala na América do Norte, ou seja, uma corrente americana autônoma livre do governo comunista. São Tikon Bellavin é um outro grande homem de Deus a quem devemos muito! Além de refundar o Patriarcado Russo, concedeu o famoso UKAZ 362 em 1920, concedendo a autocefalia aos bispos em vista da organização e da vida da Igreja.  

Há um trecho em um dos escritos de nossa Igreja, ao falar sobre a canonicidade, que pode resumir, de forma sucinta, a nossa recente história dos Estados Unidos ao Brasil. Ei-lo: 

“O professor Ryzy Riski (1925-1978 +), sacerdote bielorrusso ortodoxo, forçado ao exílio pelo comunismo e pela guerra, foi consagrado bispo em 20 de setembro de 1965 por Dom Walter M. Propheta, assistido pelos bispos Dom Christopher Cragg, Dom Peter Zurawetzsky, Bispo Willam O'Neil e Bispo Leonard Hill; Em 7 de novembro de 1967, o Bispo Ryzy Riski recebeu a Diocese de New Hampshire e o título de Bispo de Lacônia e Nova Inglaterra, anteriormente em 4 de novembro de 1967, foi elevado a Arcebispado pelo Bispo Peter Zuraweetsky, de quem também recebeu o Sucessão em 1965, como Patriarca do “Velho. Patriarcado Católico Ortodoxo da América, OPCOA; Enquanto isso, Dom Walter M. Propheta, continuou com a AOCC, “Igreja Católica Ortodoxa Americana”, assumindo controle mais estrito sobre as Antigas Igrejas Ortodoxas da Ucrânia na América como Patriarca unificador de quase todo o universo autocéfalo nos EUA, sob seu Santo Solio, como Wolodymyr I.

Dom Ryzy Riski, antes da morte do Bispo Propheta, ocorrida em 18 de outubro de 1972, é compelido a formar o Sínodo Bielo-russo, para atender seus conterrâneos que continuavam a chegar exilados na América, o Sínodo instituiu o Patriarcado, devido a seu crescimento dentro e fora dos Estados Unidos e elegeram o Bispo Ryzy Riski como o Primeiro Patriarca Bielo-russo da Diáspora, sob o nome de Uladyslau I.

O Bispo Ryzy Riski fundou uma Escola de Ofícios e um Colégio em Bronk, Nova York, para imigrantes, seguindo os passos de Arz. Walter M. Propheta e del Arz. Peter Zurawetzsky, símbolos cristãos de humildade e dedicação aos despossuídos. Diante da doença terminal de Dom Ryzy Riski, o Santo Sínodo elege Dom Vittorio Giovanni Maria Busa, como Sucessor e Vice-Patriarca da Bielo-Rússia para a Diáspora Ocidental e Oriental, com a morte de S.B. Uladislau I, o Sínodo ratificou o Bispo Busa, elevando-o ao Patriarcal Solio, como H.B. Víktor Iván I Busa, II Patriarca Ortodoxo Bielorrusso e I Patriarca Ecumênico dos Eslavos.

Desde 1979, a Santa Igreja Ortodoxa Eslava Bielo-russa foi estabelecida na Itália, Finlândia, Canadá, França e Polônia e América do Sul, mas foi no Brasil onde teve sua maior expansão.

O Vigário Patriarcal e Metropolitano Geral para a Itália e América, Bispo Athanasios (Luiz Antônio Do Nascimento), reside na cidade de São Paulo, no Bairro da Senhora do Carmo onde a Catedral de São Pedro e São Paulo foi construída”.

 

Dom Athanasios representou nossa Igreja diante da ONU, da FAO, da UNESCO. Foi o Presidente do Parlamento Mundial para Segurança e Paz, uma organização intergovernamental de reconhecimento em mais de 130 países. Após receber o título de doutor em Filosofia por Bruxelas, funda no Brasil em Outubro de 2000 o Patriarcal Ateneu São Marcos. 

 

Desde a morte de Dom Athanasios, por sua vontade, S. B. Iakovos (Jacob), tendo como nome civil Onei Carlos Lopes, é nosso Arquieparca Geral, 1° Metropolita da Igreja Ortodoxa Bielorussa Eslava no Estrangeiro de nossa Igreja no mundo.

 

 

Chegamos a história da nossa Igreja no Brasil! 

Após refletir e estudar sobre a história da nossa Igreja em nossa nação, quero propor que a pensemos, a partir de três períodos. Repito, é uma sugestão e uma proposta...

 

1° Período: Vinda da Igreja para o Brasil e sua fundação organizacional. 

 

Neste período temos uma figura a quem muito devemos: Sua Beatitude Athanasios I (1948-2018), herdeiro e sucessor da Dinastia Persa. Nessa imensa região de riqueza cultural e espiritual, nasceu o Cristianismo e na mesma região surgiram os patriarcados ortodoxos de Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla. 

Providencialmente, foi graças à herança do nobre sangue de nosso terceiro patriarca (que advém historicamente do Império Khazar), que seus antepassados, também solicitaram ao Império Bizantino que enviassem São Cirilo e São Metódio para a evangelização dos antigos povos eslavos. 

O Espírito de Deus, misteriosamente, trouxe a família real de Dom Athanasios para o Brasil, a fim de que tivéssemos a herança espiritual da mais genuína raiz do Cristianismo Ortodoxo. 

A História da IOBE no Brasil, em sua fundação está, portanto, intimamente ligado à vida de nosso Terceiro Patriarca Eslavo no Estrangeiro. Quem foi o futuro primeiro santo do Patriarcado Eslavo no Estrangeiro? 

Nascido na Cidade de São Paulo em 6 de agosto de 1948, Luiz Antônio do Nascimento é marcado pela Luz da Santa da Transfiguração de Nosso Senhor desde a data de seu nascimento! Desde a mais tenra idade recebeu de seus pais também a educação religiosa. A família perdeu toda sua fortuna para o governo militar brasileiro... 

Após concluir o Ensino Médio em 1969, estudou Administração Contábil. Aos 26 anos, entre 1974 e 1979 estuda Filosofia e começa também a Teologia. Formou-se também em Pedagogia e obteve o diploma em Parapsicologia. 

Sua busca pela Ortodoxia o levaria encontrar uma das únicas Igrejas ortodoxas no Brasil que fazia parte da AOCC (American Orthodox Catholic Church): A Antiga Igreja Católica Ortodoxa Ucraniana, que era o braço da AOCC na América do Sul. Naquela ocasião, através do Bispo Dom Jair Ferreira (Crisóstomos), Athanasios seria acolhido e terminaria sua formação rumo ao sacerdócio ministerial. 

 

AOCC (American Orthodox Catholic Church)

 

Em 1982 ele concluiu seu curso de Teologia. No mesmo ano, no dia 9 de maio, Dom Crisóstomos o ordena sacerdote para a Antiga Igreja Ucraniana. Por economia, no dia 1° de janeiro de 1983 foi consagrado Epíscopo, assumindo o onomástico de Athanasios.

No mesmo ano de sua sagração episcopal fez pós-graduação em Teologia pela universidade americana “Studiorum Pro Deo”, fundada pela AOCC. 

A partir deste Ano de 1983, Dom Athanasios assume a Igreja Ucraniana no Brasil, o que, consequentemente, o leva a ter uma série de relações com exarcas ortodoxos do mundo inteiro. Desenvolve neste período uma profunda visão de uma Ortodoxia Americana, afastando-se de duas tentações daquele tempo, entre os chamados “patriarcados canônicos”, a saber: O Filetismo (discriminação racial) e a não aceitação de um clero americano (ou latino) nativo. 

Dom Athanasios foi fiel à visão espiritual e à ortopráxis do nosso Primeiro Patriarca Uladislau (1925-1978), que inclusive havia fundado a American World Patriarchs (AWP) no ano de 1967 nos EUA pensando em uma Ortodoxia tipicamente americana, adaptada à nossa realidade ocidental. 

Graças a esta visão, Sua Beatitude buscou implantar a Santa Igreja, formando e recrutando clérigos em vários países da América Latina, com destaque para o Brasil, Argentina e México. 

Tendo contato com a Ortodoxia Norte Americana, Dom Athanasios percebeu que a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (IOBE) era a estrutura mais sólida e fiel que havia nascido na Ortodoxia Americana pensada pela AOCC. Neste momento sua ligação com o bispo italiano Eusébio Santo Pace (consagrado por Wolodomir I, Walter Myron Propheta), que era o Exarca  para a Europa e toda América Latina da AOCC, foi fundamental para o seu futuro, e consequentemente, também para a IOBE. 

Em 1985 ele é elevado a Eparca Ortodoxo do Estado de São Paulo e neste mesmo ano começa o trabalho da construção da Catedral de São Pedro e São Paulo. Em 1988 é elevado ao Arcebispado da mesma Cidade pelo Patriarca da AOCC, Dom Eusébio Santo Pace (que havia visitado o Brasil em 1986), que também lhe confere a máxima autoridade da AOCC na América do Sul, permanecendo assim como único herdeiro da sucessão apostólica de Wolodymir I. Isso nos faz ter linhas sucessórias russo-ucranianas e greco-siríacas. Não nos esqueçamos! 

No mesmo ano, a Igreja Síria o reconhece como delegado patriarcal para os ritos orientais em São Paulo. Também em 1988 (no dia 11 de novembro), Sua Beatitude Ivan (1941-2013), nosso 2° Patriarca, acolhe-o como Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Eparca de São Paulo já pela IOBE. 

Embora, ele tenha sido acolhido oficialmente no ano de 1988 pela IOBE; segundo Sua Beatitude Iakovos (Onei Carlos Lopes), a data de 16 de outubro de 1982 é considerada a fundação da IOBE no Brasil por ter sido o primeiro encontro oficial entre nosso pai Athanasios com a nossa Igreja. 

Nos finais dos anos 80, Dom Athanasios trabalhou também no Parlamento Mundial para Segurança e Paz, fundado pelo nosso Patriarca Ivan e o Arcebispo de Chipre Dom Makarios III, em dezembro de 1975. 

O Ano de 1992 é extremamente importante para nossa Igreja do Brasil: 

Em 19 de Abril de 1992, o mesmo Patriarca Ivan, emite uma declaração canônica de Palermo, na Itália (até então Sede Patriarcal da IOBE), erigindo o Brasil como Metropolia Geral Patriarcal, e como seu II° Trono, nomeando também Dom Athanasios como seu assistente e Arcebispo Metropolita Geral Patriarcal, ou seja, o número dois na hierarquia da Igreja no mundo! Aqui Deus escolhia o Brasil para fortalecer nossa Igreja! 

Provavelmente devido a toda dedicação de Dom Athanasios à Santa Igreja, e seu destaque por buscar uma Ortodoxia pura e fiel nas Américas, o mesmo Patriarca Ivan, no dia 30 de novembro, do mesmo ano 1992, por Bula Patriarcal, na Festa do Apóstolo Santo André, de onde provém nossa sucessão apostólica, nomeia canonicamente Dom Athanasios como Vigário Patriarcal da Europa e América. 

Nestes primeiros anos de sua atividade pastoral em nosso país, ele buscou o crescimento da Igreja em terras brasileiras. A nova Eparquia no Rio de Janeiro com o Vladyka Nagui é um sinal vivo deste momento da IOBE. 

Durante os anos 90, Dom Athanasios recebe títulos no mundo inteiro, e trabalha incansavelmente pela Igreja. A Catedral de São Paulo é inaugurada, e ele dá os primeiros passos para a fundação do Ateneu São Marcos, onde formará seus futuros sacerdotes. Em 1991 ele ganha seu Eparca Coadjutor Dom Jacó Jacob. 

Em 1999 é nomeado professor da IAE pela paz mundial, um organismo internacional de interconsulta da UNESCO e UNICEF. No mesmo ano obteve doutorado em Teologia pelo Canadá e pela Rússia. 

No dia 11 de outubro do Ano Jubilar 2000, Sua Beatitude funda oficialmente o Patriarcal Ateneu São Marcos, tornando-o o Seminário de Formação Permanente da IOBE. 

Em 2002, o nosso Santo Sínodo é restaurado. Nesta ocasião Dom Athanasios estava em Palermo com nosso Patriarca Ivan. Neste mesmo ano no Brasil, nossa Igreja é convidada a participar do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil), permanecendo vários anos como membro ativo do mesmo. 

No Ano de 2004, no aniversário dos 500 anos da Cidade de São Paulo, Dom Athanasios tem seu nome citado entre as personalidades mais importantes da história paulista. No mesmo ano consagra nossa Igreja dedicada à São Miguel em Buenos Aires, na Argentina, e recebe diplomas e título de Professor emérito em Teologia da Universidade de Roma (ASAM). 

Em 2006, devido ao seu delicado estado de saúde, nosso Patriarca Ivan delegou toda a autoridade do Patriarcado da Igreja à Dom Athanasios, nomeando-o como Presidente do Santo Sínodo da IOBE. A partir de então, ele teria a desafiadora tarefa de reunir a Igreja através dos Santos Sínodos. Durante todo o seu governo pastoral, foram celebrados 10 Santos Sínodos! 

Como podemos pensar seu Patriarcado, o primeiro brasileiro, na história geral de nossa Igreja? 

Segundo os documentos que temos, de 2006 até 2010, ele trabalhou incansavelmente para fornecer substrato legal e regulatório ao Patriarcado. Lembremos que aqui ele ainda era somente o Presidente do Santo Sínodo. O Patriarca, todavia, estava vivo em Palermo, na Itália. 

Entre 2010 e 2012, o Sínodo convocado e preparado por ele, aprovou a restauração do nosso Patriarcado entendido à luz da AOCC. Nossa apostila do Ateneu reza que: “A Igreja inicia um processo de restauração de seu passado na Igreja Católica Ortodoxa Americana, assumindo seu legado”. 

Sobre o Santo Sínodo de 2010, Dom Teofano, após narrar a ação fortíssima do Espírito Santo entre os presentes, escreveu que a Igreja, fiel à sua vocação na América, buscava “Desenvolver uma Ortodoxia Americana com características próprias, porém, sem perder a essência da teologia ortodoxa, nem tampouco as raízes divinas das quais provém”. 

Foi também no Santo Sínodo de 2010, que a Irmandade dos Nazareos foi aprovada em toda Igreja, a partir, da experiência já iniciada na Argentina. 

Após o Santo Sínodo de 2012, o Ateneu São Marcos se estende para os demais países de língua espanhola. A visão dele foi de expansão a partir da formação dos sacerdotes e de novas missões. Tudo isso à luz desta Ortodoxia tipicamente contextualizada em nossos países latinos.

Em 2013, com a notícia da morte do Patriarca Ivan (22 de agosto), o Santo Sínodo é reunido, e no dia 13 de janeiro, Dom Athanasios é eleito e entronizado, por aclamação de todos os presentes (haviam 10 bispos), o nosso 3º Patriarca. Começava oficialmente o seu Patriarcado, que duraria um pouco mais de 5 anos... 

Um de seus primeiros atos em 2014 foi um UKAZ (espécie de ato normativo do direito dos países eslavos) entre a IOBE e a AWP. Na ocasião histórica, se encontrou com o irmão de nosso 1° Patriarca, fundador da mesma AWP. Trata-se de S. Beatitude Yuri I (1933-2015). Vemos aqui sua intenção de retomar o contato com as comunidades eslavas ortodoxas. 

Neste período também a Igreja já fazia parte da Conferência Episcopal Permanente (SEC) dos Bispos Ortodoxos na América e no Mundo. O primeiro presidente da SEC foi Dom Peter II (1901-1994), que foi um dos bispos consagrantes do nosso primeiro Patriarca, Dom Uladislau. 

No 1° dia do Ano de 2016, quando celebrava 33 anos de episcopado e 3 anos como Patriarca, ele escreveu uma Encíclica a toda Igreja. Eis um trecho: 

“Para corresponder à vocação não basta deixar o mundo e entrar no seminário ou em uma religião, não basta ser ordenado sacerdote ou emitir os votos; é preciso procurar, dia a dia, viver à altura da própria vocação, quer dizer, adaptar cada vez mais a própria vida às exigências do chamamento divino. 

A voz divina chamou-me ao episcopado a trinta e três anos e completou-me ao pastoreio Patriarcal há três anos, como vosso Pai, Pastor e Patriarca eu disse Sim ao chamado divino e ao ser entronizado completei a doação completa, pois o Patriarca se torna a Igreja, no seu pronunciamento de entronização, sua vida se torna a vida da Igreja, seu dever torna-se ainda maior, pois, deve ensinar a todos o amor à causa da Igreja, para que todos o sigam, levando a verdade, o amor e o perdão”. 

 

Neste mesmo mês de janeiro de 2016, ele ainda escreveu uma carta sobre a virtude da obediência para todos os membros da Igreja. 

Ainda em 2016, após consagrar o filho do patriarca Yuri (Piotr Ryzy) para coordenar a AWP, Dom Athanasios é convidado para participar da Ordem da Reunião Corporativa (OCR), uma fundação inglesa. 

No final do Ano de 2017, Sua Beatitude foi diagnosticado com câncer renal. Em janeiro de 2018 foi submetido a um procedimento cirúrgico. Sem ter êxito após a cirurgia, no dia 26 de setembro do Ano do Senhor 2018, nosso amado Patriarca fazia sua Páscoa na Cidade de São Paulo. Ao seu lado estava o Arquimandrita Kyrilos... 

A partir desta data, por vontade do nosso saudoso Patriarca, Dom Jacob (Onei Carlos Lopes) passa a ser o nosso Arquieparca Geral e nosso Primeiro Metropolita e atual autoridade máxima da nossa Igreja no Brasil e no mundo com o nome de Iakovos I. 

Sob o seu pastoreio, celebramos o Sínodo de 2019 e 2020. Sobre este último, se falou “do encerramento de uma década missionária marcada por missões na América Latina, Europa e África”. Impossível não recordar que no encerramento deste mesmo Santo Sínodo, na Igreja de Mauá, Dom Kyrilos foi sagrado bispo. 

Após a pandemia, celebramos o Santo Sínodo de 2022, um marco para a Igreja no Brasil, como veremos mais adiante. 

“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações”.

2° Período: Reavivamento da dimensão comunitária e missionária 

 

 

O Senhor é perfeito em toda obra que Ele faz! O Espírito Santo possui caminhos insondáveis, conhecidos por Ele e desconhecidos por nós. 

Os caminhos de Deus para a nossa Igreja passam também pela chegada de um jovem entusiasta: Carlos Eduardo de Santana, nascido em São Paulo no dia 29 de outubro de 1984, no seio de uma família humilde e não cristã. 

Tendo recebido a graça espiritual do Batismo do Espírito Santo ainda em sua adolescência, Carlos Eduardo (futuro Dom Kyrilos), abriu-se aos dons do mesmo Espírito com um dinamismo missionário extraordinário. Inicialmente essa experiência aconteceu no seio da Igreja Romana na Cidade de Mauá. 

Amadurecendo sua vivência carismática, inicia uma Comunidade chamada “Instituto Nova Aliança”, cujo carisma era o louvor, a oração e a devoção à São Miguel Arcanjo e a Nossa Senhora Rosa Mística, fundada em 2005 na mesma cidade de Mauá. 

Em novembro de 2008, após ter conhecido a Ortodoxia através dos irmãos Greco-Melquitas, o irmão Carlos Eduardo chega na IOBE. Após sua acolhida por nosso pai Athanasios, toda a Comunidade se converte à Ortodoxia. Ao todo, nossa Igreja recebeu aproximadamente 80 membros! Foi sem dúvida uma nova Primavera do Espírito Santo! Creio que aqui começa um tempo de reavivamento da nossa Igreja no Brasil... 

Naquela ocasião, Dom Athanasios pediu aos leigos que fossem missionários, que não perdessem o caminho da missão. Às mulheres disse: “Nunca saiam debaixo da Mão do Altíssimo”. 

No dia 19 de abril de 2009, ele deu seus primeiros passos no serviço do altar, recebendo a benção de ser paraeclesiarco. Segundo ele, este foi o primeiro momento mais marcante na sua trajetória eclesial! 

Naquele tempo, haviam poucas Igreja ainda no Brasil. A saber, a Catedral em São Paulo, a Igreja no Rio de Janeiro, um sacerdote na Bahia e um bispo na baixada santista. Ao lado de Dom Athanasios já estava Dom Jacó como Bispo auxiliar e Dom Fabiano que na época era diácono. 

Ainda como diácono assumiu o Recanto terapêutico Vida Nova, onde morou por um ano. Ali, naquele lugar, imperceptível por muitos, esquecido por tantos, ignorado e criticado por alguns, o diácono Kyrilos iniciou um trabalho de recuperação e avivamento humano e espiritual, integral. As celebrações se tornaram fontes de graças sobrenaturais, atraindo fiéis de várias partes de São Paulo e outros Estados. Muitas das comunidades da grande São Paulo, como também algumas das comunidades de Minas Gerais, tiveram ali sua primeira experiência, seu primeiro amor, seu ponto de partida. O Recanto, menina dos olhos de Deus e do Bispo Kyrilos, é como uma manjedoura espiritual, um útero da IOBE no coração da grande São Paulo! 

O que dizer, por exemplo, do Capelão do Recanto? Padre Theófilo, de filho e acolhido, tornou-se sacerdote e pai espiritual desta Obra Social-Espiritual! 

Precisamos dizer que a vida carismática do nosso Eparca é um grande diferencial em seu ministério. Esta graça transborda sobre todos nós! Graças à acolhida de Dom Athanasios e a própria dimensão pneumatológica e carismática da Ortodoxia, sua vida espiritual sempre encontrou respaldo, alimento e partilha. 

Em 17 de julho de 2011, o Diácono Carlos Eduardo recebe a santa ordenação sacerdotal adotando o onomástico de ‘Kyrilos’. Após sua acolhida na Igreja, esse foi o momento mais marcante na sua vida na IOBE! No dia 13 de janeiro de 2013 recebe o título de Arquimandrita. 

O Arquimandrita viveu estreitamente unido (sobretudo, os últimos anos de sua vida) à Sua Beatitude Athanasios. Foi seu colaborador fiel, e bebendo de seu coração de pai e pastor, o acompanhou por várias missões no Brasil e na América Latina. 

Dois fatos me parecem importantes antes da ordenação episcopal de Dom Kyrilos: A ordenação sacerdotal do Padre Andreas e o acolhimento oficial do Arquimandrita Bento, ainda diácono Iran da Santa Cruz. Aqui já percebemos o traço de sua imensa paternidade espiritual especialmente para com os consagrados. 

A Celebração do Santo Sínodo do Ano do Senhor 2020, teve seu momento sublime, na sua sagração episcopal, que aconteceu no dia 10 de janeiro de 2020, quando o então Arquimandrita Kyrilos foi elevado ao Episcopado na Igreja de São Miguel em Mauá, na Cidade de São Paulo. 

No mês posterior, o Eparca Coadjutor visitou o Bispo latino da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipolini. Ambos partilharam o desejo de unidade e diálogo fraterno entre as duas Igrejas. Na ocasião houve uma troca de presentes.

Em março, Sua Excelência Reverendíssima Dom Kyrilos ordenou seu primeiro sacerdote: Padre Bento da Santa Cruz. O mesmo continuou em Guarapuava, no Paraná. 

Em agosto deste ano de 2020, Dom Jacó e Dom Kyrilos se encontram na Catedral para uma reunião em vista do crescimento da Igreja no Brasil. Na ocasião, Sua Beatitude presenteou a Igreja de Mauá. 

Novembro de 2020, em plena pandemia, é inaugurada a Capela de São Lázaro em Mauá. 

Neste período temos também a morte de Dom Nagui Zayat, e, consequentemente o retorno da Eparquia do Rio de Janeiro para o seio da Igreja Mãe ainda em 2020. 

Ainda após a sagração de Dom Kyrilos temos também a acolhida de alguns sacerdotes que vieram da realidade latina: Padre Simeão e Padre Ioannes são dois exemplos. 

Em 2021, Dom Kyrilos faz visita pastoral na Igreja de Santo Expedito na Vila Iolanda, onde o Padre Ezequiel é pároco. 

No dia 16 de janeiro, o Arquimandrita Ignácio recebe a ordenação sacerdotal. Dom Kyrilos incansável viaja à Bahia e ordena outro neo-sacerdote: Padre Rafael, a partir de então, vigário paroquial da Igreja de São Jorge e Santa Bárbara em Salvador. 

Ainda no final deste ano, nos dias 19, 20 e 21, nosso Eparca visita, pela primeira vez o Santuário de São Miguel Arcanjo em Canafístula de Frei Damião, encontrando nosso Padre Antônio, um verdadeiro pastor missionário. 

O Ano de 2022 foi um ano de graça em expansão da nossa Igreja no Brasil. 

Recebemos a graça de dois novos padres já no dia 9 de janeiro: Padre Baraquiel e Padre Felipe. 

Também no início do ano, Dom Kyrilos inaugura a Capela Bizantina Santa Mãe de Deus em Cachoeira de Minas, em Minas Gerais. A vida e a presença do Padre Ângelo, foi fundamental para a dinamicidade da vida eclesial naquelas terras. Em poucos meses, o padre obteve grandes avanços para nossa Igreja no Sul de Minas. 

Em fevereiro, Sua Beatitude Iakovos, escreve uma carta a toda Igreja propondo que se jejue e ore, juntamente com todos os cristãos, no dia 2 de março, pela causa da paz mundial! 

No início de maio, o Senhor chamou para si nosso protodiácono Estevão da Eparquia do Rio de Janeiro... 

Outro dia marcante foi o dia 21 de maio. Nosso Eparca inaugurou a nova Sede da nossa Paróquia Santíssima Mãe de Deus no Ipiranga. Um verdadeiro milagre! Na ocasião, o Reverendíssimo Padre Felipe foi empossado como Pároco. 

No mês de setembro, nosso Metropolita, como havia anunciado no Sínodo em janeiro, celebrou na Igreja de São Miguel de Mauá, elevando-a a Catedral! 

No dia 10 de outubro, Dom Kyrilos ordena sacerdote o diácono Charbel na Paróquia de São Bento no Tucuruvi em São Paulo. 

Dezembro de 2022 foi a vez da inauguração da Sede do Vicariato Sul em São José dos Pinhais. Foi a primeira vez que todo o clero do Vicariato esteve reunido na história da IOBE no Sul do país! A relíquia de Santa Elena do Espírito Santo foi introduzida na Capela do Vicariato, e na mesma ocasião o Padre Simeão tomava posse como Vigário Episcopal do Sul. 

Recentemente, em julho deste Ano de 2023, ele, no retiro do clero nos recordava o caminho dele na Santa Igreja e nos dizia: 

“Há um chamado do Espírito Santo para nossa Igreja no Brasil. São 40 anos subsistindo em terras brasileiras. Em 1982, nosso pai Athanasios traz a nossa Igreja, chegando aqui. E foi de forma não violenta. A Ortodoxia que não orientaliza o latino. Mar Chrisóstomos (Moussa Matanos Salama) e Dom Athanasios foram duas grandes figuras! Devemos também à American Orthodox Catholic Church e São Wolodymyr I, (Walter Myron Propheta) 

Bem diferente dos povos eslavos, os brasileiros são inquietos. A mentira de satanás é dizer que não vamos celebrar a liturgia bizantina porque ela vai afastar o povo. Eu nunca celebrei outra liturgia que não fosse São João Crisóstomo! Nunca celebrei e para glória de Deus, em dez anos, são vinte e sete comunidades fundadas no Brasil. Estamos em todos os países da América Latina. E acabamos de acolher esta semana uma diocese inteira na Guiné Equatorial, os africanos que falam espanhol se dobrando a ortodoxia. Um bispo romeno foi lá, ordenou padres, sagrou bispo e foi embora. E ninguém conhecia a ortodoxia...E para glória de Deus, pela internet, encontraram o Archimandrita José do Peru, e sem nenhum interesse, o padre os formou diariamente rezando, mandando documentos e ensinando, um ano depois, o bispo mandou a carta de todos, pedindo que a IOBE os acolhesse como filhos, e esta semana acolhemos essa Eparquia da Guiné Equatorial”. 

De fato, com a vinda e a vida do nosso amado Eparca Coadjutor, Deus fez crescer a nossa Igreja pelo seu ministério. Sua paternidade e missionariedade são incontestáveis! 

Durante estes últimos anos, com o agravamento da saúde de nosso Metropolita Primaz, Dom Kyrilos, apesar de sua juventude, tem sido um grande ‘reformador’, um desbravador, um precursor de uma ortodoxia que une a tradição e a evangelização, um profundo amor litúrgico e uma abertura incondicional ao Espírito do Senhor! 

Seu amor pelos sacerdotes é uma outra marca de seu ministério! Como bispo ele tem formado uma geração de novos e genuínos sacerdotes realmente católicos e ortodoxos! Incentivador das vocações sacerdotais, até o final deste ano de 2023, ele terá ordenado dez sacerdotes em menos de quatro anos de bispo! 

Oremos pela saúde e santidade dele. Às vésperas de celebrarmos 43 anos da Igreja no Brasil, contamos com aproximadamente 120 homens de Deus, entre clérigos e servos do altar em todo Brasil, mais de 20 paróquias e aproximadamente 20 missões. Muito deste mover da Igreja no Brasil, agradecemos ao seu pastoreio! 

Eis polla eti despota!



















3° Período: Reorganização pastoral e Expansão sob a Governança do Espírito. 

Um terceiro momento de nossa Igreja pode ser pensado, a partir do Sínodo de 2022 ao Sínodo de 2024. Explico: O mundo inteiro foi surpreendido com a pandemia do Covid-19. Embora tivéssemos as restrições sanitárias, nossa Igreja no Brasil, não fechou as portas e nosso Eparca Coadjutor não parou as missões. 

O Sínodo de 2022, embora de âmbito internacional, foi fundamental para a Igreja no Brasil. As palavras primeiras de Sua Beatitude foram incisivas: “Sem a decisão sinodal, é impossível distinguir a ortodoxia da heresia (...) Os grandes eventos da história são dirigidos pelo poder do Senhor da História (...) Respeitamos e caminhamos com a Igreja Latina, mas não somos romanos. Não somos a sombra nem a sobra, somos a raiz!!!”. 

Nesta mesma ocasião sinodal, Dom Kyrilos nos dizia que “A Igreja é como que a boca do Espírito Santo para o mundo, e o que dá legalidade a ela é o serviço”. 

No Sínodo de Julho de 2022, na Cidade de São Paulo, nosso Metropolita, juntamente com nosso Eparca, erigiram três Vicariatos Episcopais, para ajuda e organização pastoral no Brasil: Vicariato Sul, Vicariato Nordeste, Vicariato Sul de Minas e Eparquia do Rio de Janeiro, tendo sido consagrado o Padre Issac como Corepiscopo da supracitada cidade. 

O Santo Sínodo de 2022 focou na reorganização estrutural-pastoral da Igreja através da criação dos Vicariatos Episcopais, extensões pastorais das promulgações e decisões de nosso Metropolita, em todas as regiões do nosso País. 

A nível pastoral, também começou-se a pensar em dimensões e setores de serviços eclesiais. A nomeação do Arciprestes Andreas como Vigário Episcopal Geral também foi de grande valia para a pastoralidade da IOBE-Brasil. Posteriormente, juntamente com Padre Felipe e Padre Simeão, eles rezaram e organizaram, através da Comissão Arquidiocesana de Pastoral, formações e retiros para os nossos clérigos e as lideranças locais. 

Os Retiros para o Clero e para os Servos em julho deste ano, na Cidade de São Paulo, foram movimentos do Espírito na direção que o Senhor Deus tem pedido a nossa Igreja! Alguém possui alguma dúvida? 

Quais regiões pastorais foram contempladas pela criação dos novos Vicariatos Episcopais? 

Região Sul com o Padre Simeão do Espírito Santo; 

Região Nordeste com o Padre Antônio; 

Região Sul de Minas com o Padre Ângelo. 

Convém lembrarmos que com a sagração episcopal de Dom Isaac Rocha, a Eparquia de São Sebastião e São Jorge do Rio de Janeiro, passa novamente a estar debaixo do homoforion de Sua Beatitude Iakovos. 

Uma outra graça foi a retomada dos trabalhos do nosso Ateneu Patriarcal São Marcos. O Reverendíssimo Padre Simeão do Espírito Santo, durante o mesmo Santo Sínodo, foi escolhido para representar no Brasil o Ateneu. Os Estatutos foram refeitos e temos contado também com a ajuda dos Reverendíssimos Padre Ioannes e Diácono Matias. As aulas iniciaram em janeiro deste ano e contamos atualmente com quatro alunos, todos clérigos. 

Nos meses do Ano de 2023, várias outras missões tiveram início na nossa Igreja. Destacamos, por exemplo, a missão de Santo Uriel em Limeira (SP) e a criação da nossa nova Paróquia em Mogi das Cruzes, que recebeu o Arquimandrita Ignácio como seu pastor no dia 28 de janeiro. 

Uma outra graça muito importante foi o reconhecimento da nossa Igreja junto à UICOA (União Internacional das Igrejas Ortodoxas Autocéfalas), com sede em Roma, na Itália. Recebemos o UKAZ assinado em 21 de fevereiro, e assinado por Sua Beatitude Filippo Ortenzi, convidando-nos a participar do Sínodo Internacional e Sul-Americano. 

Em março foram acolhidas e consagradas novas irmãs Nazareas, mulheres que receberam um chamado de orar e guardar o clero, como também catequisar, administrar e interceder. 

Uma graça extraordinária foi recebermos o Reverendíssimo Bispo Dom João Alexandre e o Hieromonge Gabriel, que foram acolhidos na Divina Liturgia da Benção dos Santo Óleos, no dia 6 de abril na Catedral de Mauá, em São Paulo. Na mesma ocasião, os nossos sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais. 

No mês de maio, confeccionamos o nosso Anuário Eclesiástico IOBE Brasil 2023-2024, contendo todas as informações da nossa Igreja em nosso país. O Padre Simeão o entregou a Dom Kyrilos no dia 12. 

No mês de junho, aconteceu o Encontro Geral para Catequistas em São Paulo. Foi um momento fundamental para a formação inicial e permanente de nossos catequistas, catecúmenos. 

Além do nosso encontro do clero, no último dia 8 de julho, na Paróquia da Santíssima Mãe de Deus, no Ipiranga, onde dezenas de irmãos clérigos e ministros do altar se reuniram para meditar sobre o tema “O Zelo pela tua casa me consome” (Sl 69:10). Naquela ocasião, Deus nos disse na Adoração: “Eu vos dou o Brasil”. Nos dava o caminho: “Sagrada Tradição, Magistério, Nova Evangelização e Obediência à governança do Espírito”. Nos concedia também uma imagem: Uma Trilha! 

No dia seguinte, aconteceu o Encontro Ministerial para Servos e Líderes. Numerosos irmãos e irmãs experimentaram o mover e a Governança do Espírito na ortopráxis, meditando sobre o tema evangélico “Em obediência à Tua Palavra lançaremos as redes” (Lc 5:5). Provavelmente, este momento marque o que o Espírito de Deus está pedindo a nossa Igreja no Brasil, unindo a expansão numérica e missionária à nova evangelização e a governança do mesmo Espírito!

O Sínodo Geral XIV °, que acaba de ser acontecer aqui no Brasil “foi o Sínodo mais lindo da IOBE. O mundo vai tremer ainda mais” (Iakovos). Sob a Governança do Espírito nos lançaremos à Nova Evangelização, esperando um Novo Pentecostes que nos faça novamente “perseverar na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações” (Atos dos Santos Apóstolos 2:42).

Entre tantas graças ocorridas no Santo Sínodo de 2024, tivemos a Glorificação de Dom Athanasios, como primeiro santo da nossa Igreja do Brasil, um iluminador da Ortodoxia americana! 

Também no Santo Sínodo foram glorificados São Germogem da Croácia e Santa Elena Guerra do Espírito Santo. Na mesma ocasião se aceitou a veneração de São Pio, sacerdote franciscano latino, em nossa jurisdição. 

(São Germogen: 1861-1945) 




(Santa Elena do Espírito Santo: 1835-1914

Festa Litúrgica: 11 de Abril)



Anualmente nosso clero e nossas lideranças estão se encontrando. Durante o Santo Sínodo em 2024, sob a Governança do Espírito, recebemos mais dois bispos: Dom José para a Eparquia do Peru e Dom Andreas, que continua como nosso Vigário Geral.

O Curso de Teologia do nosso Ateneu se abre, pela primeira vez aos Leigos do Brasil! No Ano de 2025, o Ateneu completará 25 anos!

A Igreja cresce na África, a partir, tanto da acolhida de novos bispos e clérigos, como com a formação de um clero nativo, como é o caso dos nossos seminaristas na Angola. 

Em Agosto de 2024, o Ateneu chega à Itália, colaborando diretamente com a formação do futuro clero da Igreja Ortodoxa Italiana, em cooperação com a Faculdade Ortodoxa de São João Crisóstomo, fundada naquele país.

Mesmo diante dos tempos que são críticos, nos dizia Sua Beatitude Jacob no último Sínodo, os grandes eventos da história são dirigidos pelo poder do Senhor da História! Naquela mesma ocasião, nosso Eparca coadjuntor Kyrilos, nos disse: “A Igreja é a boca do Espírito Santo para o mundo”.

 

(Translado dos restos mortais de Dom Athanasios em 31 de Outubro de 2023)



Estamos às vésperas do nosso Jubileu de 60 anos nas Américas... Jubileu de DIAMANTE IOBE/AOCC

Nosso Objetivo: Celebrar como Igreja, a nossa presença após 60 anos nas Américas.

Quando? 

 1° de Janeiro de 2025 à 18 de Janeiro de 2026 (Encerramento do XV Santo Sínodo)






Pelo Ateneu Patriarcal São Marcos – Brasil 

Padre Simeão do Espírito Santo 

LEIGOS AULA 25 – HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL 

Agosto de 2024 

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